terça-feira, 10 de maio de 2011

Lebensreform

A Lebensreform, ou reforma da vida, promovida nas primeiras décadas do século XX na Europa (particularmente na Alemanha), pregava, entre outros, uma volta “às forças genuínas da vida” e uma regeneração do homem e da sociedade através do vegetarianismo, da relação saudável com a natureza, da recusa ao álcool e do afastamento das grandes metrópoles. A fundação da comunidade de Monte Verità, nas montanhas de Ascona, localizadas na parte italiana dos Alpes Suíços, deu concretude a esta “utopia”, reforçada pelo ambiente quase mágico da região (clima subtropical,
riqueza mineral e presença de lagos e vasta vegetação). Este ambiente filosófico e cultural foi, em parte, responsável pela criação do Círculo de Eranos, um centro de estudos mitológicos que contou com figuras como Carl G. Jung, Rudolf Otto, Karl Kerenyi, Joseph Campbell, Mircea Eliade, Gilbert Durand, Gershim Scholem, Henry Corbin e Gerardus van der Leeuw e recebeu, durante duas décadas, alguns dos principais intelectuais e artistas europeus.

Teatro e Storia. Bologna: Il Mulino, 1987 e GREEN, Martin. Mountain of truth: the counterculture begins Ascona, 1900-1920. Lebanon, New Hampshire: University Press of New England, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário